Aulas

Existem diversos tipos de aulas disponibilizadas por este centro: Lições (Classes A, B e C), Aulas de Ensino Especial, Hipoterapia e Aulas Particulares. As Lições de Classe dependem do nível de evolução do cavaleiro e estes são avaliados pelo técnico responsável.


Classe A  / Classe de Iniciação


A Classe de Iniciação pode iniciar-se a partir dos 5 anos. Denominada também por volteio, esta classe tem como objectivo adquirir um bom equilíbrio, desenvolver uma boa postura e um a vontade entre a pessoa e o cavalo, permitindo ao aluno uma rápida transição à classe seguinte.
Equipamento obrigatório: toque.
Equipamento aconselhado: fato de treino e ténis.

A classe A tem a duração de 15 a 20 minutos.


Classe B / Classe Intermédia


Esta classe que se segue à Classe A, tem como função ajudar o aluno a entender as principais ajudas à boa condução do cavalo. Nesta fase o aluno vai aprender algumas figuras de picadeiro, transições ascendentes, descendentes e paragens.
Equipamento obrigatório: toque.
Equipamento aconselhado: calças de montar, botas, botins e/ou polainas.

A classe B tem a duração de 40 a 50 minutos.





Classe C / Classe Avançada


Introdução à alta escola.
Esta sendo a classe mais avançada vem dar ao aluno ensinamentos mais complexos sobre a alta escola.
Equipamento obrigatório: toque.
Equipamento aconselhado: calças de montar, botas ou botim e polainas.
A classe C tem duração de 50 minutos.





Aulas de ensino especial e Hipoterapia


As aulas de Ensino Especial e Hipoterapia destinam-se a pessoas com necessidades especiais, sendo o seu principal objectivo promover o desenvolvimento biológico, psicológico e social do indivíduo. Este tipo de equitação tem-se revelado um complemento eficaz no tratamento de diversas doenças, proporcionando um desenvolvimento da confiança, força, equilíbrio, coordenação, atenção, memória e mobilidade. Qualquer candidato a praticante de hipoterapia deverá primeiro ser avaliado por uma equipa de especialistas.

Estas lições têm duração de 15 a 20 minutos, podendo variar consoante os casos.




Aulas particulares

As aulas particulares destinam-se a todos os alunos. Consistem numa lição particular de aproximadamente 40 minutos, onde no picadeiro apenas está o professor, o aluno e um cavalo. Tem como objectivo proporcionar ao aluno uma aula mais personalizada, onde este possa corrigir os seus erros e ultrapassar as suas dificuldades, aprendendo assim de uma forma mais eficaz.
Estas lições funcionam de forma independente das Classes acima descritas, pelo que a sua marcação e pagamento terá de ser feita de forma diferente. Realizam-se apenas em dias específicos, a designar pela professora.